terça-feira, 26 de março de 2013

INPE: projetos em meteorologia


Diretor destaca projetos na área de meteorologia

Terça-feira, 26 de Março de 2013

Na cerimônia em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial realizada nesta segunda-feira (25/3), o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Leonel Perondi, destacou ações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST).

A melhoria da assimilação de dados para os modelos meteorológicos implementados no supercomputador Tupã e o desenvolvimento do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global foram ressaltados pelo diretor, que ainda enfatizou a cooperação com instituições do Brasil e do exterior. “A infraestrutura e os esforços de observação, para o desenvolvimento das atividades de previsão de tempo e clima no âmbito do INPE, vêm sendo aprimorados e expandidos”, falou Perondi.

O diretor disse que o INPE buscará apoiar o estabelecimento de programas e projetos na área espacial voltados para a meteorologia nacional. “Em particular, o Instituto envidará esforços para a retomada da participação brasileira na Missão Global Precipitation Measurement (GPM) – cooperação internacional que objetiva o estabelecimento de uma rede de satélites para medidas de precipitação em nível global, bem como a continuidade dos trabalhos de definição, e inclusão no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), de um satélite geoestacionário brasileiro para meteorologia”.

Perondi destacou ainda o apoio à instalação e operacionalização do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). “O CPTEC provê o CEMADEN, continuamente, com as previsões meteorológicas que integram a sua base de dados para a geração de alertas”.

Confira aqui a íntegra do discurso do diretor.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped/MCTI), Carlos Nobre, enviaram mensagem aos profissionais do INPE atuantes na área de meteorologia, que foi lida durante a cerimônia realizada no auditório do CPTEC, em Cachoeira Paulista.

Confira aqui a mensagem do ministro e do secretário do MCTI.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: