segunda-feira, 29 de abril de 2013

Polo Tecnológico de Sistemas Espaciais no Rio Grande do Sul


Governo do Rio Grande do Sul (RS), Brasil, e AEL assinam contrato para criação de Polo Tecnológico de Sistemas Espaciais

Programa é pioneiro na América Latina e pretende fomentar e contribuir para descentralização e autossuficiência do setor no Brasil

Rio Grande do Sul, 29 Abril de 2013 - Uma parceria inédita foi criada na manhã desta segunda-feira (29), em Israel, para fomentar, descentralizar e desenvolver o setor espacial brasileiro. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e AEL Sistemas - situada em Porto Alegre e atuando no segmento aeroespacial desde 1983 - assinaram um Memorando de Entendimento durante a visita da comitiva gaúcha em missão empresarial em Israel.

O documento celebrado no Centro de Tecnologia Avançada de Haifa corresponde à formalização da intenção de seus signatários de implantar um programa capaz de atender as necessidades essenciais do país e contribuir para a autossuficiência nessa área. A iniciativa envolverá a participação do meio acadêmico (universidades), institutos, a iniciativa privada e o poder público. A participação do meio acadêmico se torna indispensável para a formação de mão de obra especializada.

O Governo de Estado estará se comprometendo em ampliar as capacitações e infraestruturas mínimas fazendo investimentos no estado, como, por exemplo, ampliar as capacitações do CIENTEC (Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) e do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC). A vanguarda tecnológica e a expertise serão garantidas por meio da experiência das empresas com atuação reconhecida no setor, como no caso da AEL e também de outras empresas parceiras nacionais e internacionais.

O primeiro projeto prático do polo será o desenvolvimento de um satélite de pequeno porte envolvendo as universidades, a AEL e parceiros internacionais. O objetivo será gerar interesse do meio acadêmico no segmento espacial.

Segundo o presidente da AEL Sistemas, Shlomo Erez, a assinatura do contrato simboliza a intenção da empresa de, em conjunto com o Governo do Estado, desenvolver no Rio Grande do Sul tecnologias estratégicas que irão atender necessidades essenciais do Brasil. "A criação deste polo espacial vai inserir nosso Estado no seleto grupo de regiões do mundo que dispõe de infraestrutura e know-how para a definição de Sistemas Satelitais, Integração de Satélites e Fabricação e Qualificação de Componentes, Unidades e Subsistemas de uso espacial de alta tecnologia e valor agregado", explica Shlomo.

Polo Tecnológico de Sistemas Espaciais

A assinatura do Memorando de Entendimento é considerado o primeiro passo para a concretização do Polo Tecnológico de Sistemas Espaciais. Os estudos realizados sugeriram que o polo tenha vocação mista, para continuar atraindo os investimentos da iniciativa privada e contribuir para transformar a região em polo de difusão de ciência, tecnologia e inovação, a partir de parcerias com as principais universidades do Estado, empresas internacionais, os institutos nacionais, os ministérios e a Agência Espacial Brasileira.

Fonte: AEL Sistemas

Comentários do blog: alguns comentários sobre a notícia:

1) Na LAAD 2013, que aconteceu no início de abril, já se comentava nos bastidores sobre as movimentações da Elbit Systems em relação ao Programa Espacial Brasileiro, inclusive sobre a criação do polo tecnológico. Interessante observar que várias empresas têm buscado se colocar em melhores posições para projetos espaciais, em especial aqueles derivados da Estratégia Nacional de Defesa.

2) Hoje (29), a israelense Elbit Systems também anunciou a contratação de uma subsidiária da AEL Sistemas para o fornecimento de sistemas optrônicos para o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), do Exército Brasileiro. Como parte do contrato, a Elbit Systems, controladora da AEL Sistemas, se comprometeu a realizar investimentos no Brasil em termos de capacidades, infraestrutura e know-how em optrônica, conhecimentos que podem vir a ser aproveitados em iniciativas espaciais (sensores óticos).

3) Destaque para a menção à ampliação da capacidade do CEITEC, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com atuação no campo de semicondutores. Desenvolvimentos em semicondutores e microeletrônica são essenciais para itens considerados críticos no setor espacial, como sistemas inerciais e sensores CCD (charge-coupled device).

4) O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está presente no Rio Grande do Sul com o Centro Regional Sul, situado na cidade de Santa Maria. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também desenvolve várias iniciativas no campo espacial, inclusive o desenvolvimento de um nanossatélite universitário, dentro do Programa Nanosat C-BR.
.

Nenhum comentário: