quinta-feira, 23 de maio de 2013

Lançamento de FTB em Alcântara


CLA REALIZA LANÇAMENTO DE FOGUETE DE TREINAMENTO NESTA QUINTA

Brasília, 22 de maio de 2013 – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza, na quinta-feira (23), o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) dentro das atividades da Operação Falcão I/ 2013. A operação foi iniciada no dia 21 com um briefing para toda a equipe envolvida na campanha de lançamento. A Operação Falcão I/ 2013 tem por objetivo realizar o lançamento e rastreio de um Foguete de Treinamento Básico (FTB), tendo como finalidade o treinamento operacional do Centro de Lançamento e, ainda, a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do veículo.

Durante o briefing, foram repassados todos os procedimentos que deverão ser seguidos pelos profissionais que trabalham na campanha no que se refere a normas de segurança, características do veículo a ser lançado, cronologia de lançamento, logística, recepção de convidados e da imprensa, dentre outros. No lançamento, devem participar alunos da rede municipal de ensino de Alcântara e da Escola Caminho das Estrelas ligada ao Comando da Aeronáutica e situada nas dependências do CLA. A expectativa é que o Foguete de Treinamento Básico seja lançado na tarde do dia 24, às 15h, e atinja uma altitude máxima de 30 quilômetros. O veículo deve realizar um voo de aproximadamente 166 segundos até a queda na área de impacto prevista para a operação.

O Foguete de Treinamento Básico (FTB) faz parte do Projeto FOGTREIN, ou Foguete de Treinamento, que tem por missão proporcionar treinamento operacional ao efetivo e testar a prontidão da infraestrutura dos Centros (CLA/CLBI) para lançamentos, exercitando as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos. Também faz parte do projeto o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) que é lançado anualmente tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

Características do Foguete de Treinamento Básico (FTB)

Comprimento total: 3,05 m

Diâmetro do veículo (calibre): 127 mm

Peso total do veículo: 68,3 kg

Peso de propelente: 29,2 kg

Peso reservado para experimento: 5 kg (não leva experimentos)

Apogeu aproximado: 30 km (com inclinação de 82° do lançador)

Tempo total de voo: 166 seg

Fonte: Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), via Agência Espacial Brasileira.
.

Nenhum comentário: