sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cooperação INPE - Instituto Mauá de Tecnologia

.
INPE firma parceria com Instituto Mauá de Tecnologia

Quinta-feira, 15 de Agosto de 2013

Um equipamento para sistemas de controle de atitude e órbita de satélites será o primeiro projeto desenvolvido em parceria pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), que celebraram um protocolo de intenções nesta quarta-feira (14/8).

"Pretendemos ter em dois anos um modelo de engenharia desse atuador", informou José Carlos de Souza Junior, reitor do Centro Universitário do IMT, sobre o desenvolvimento da tecnologia usada em sistemas que determinam a trajetória e direção em que o satélite deve permanecer apontado no espaço. "Nossa especialidade é a engenharia aplicada e estamos satisfeitos em contar com a experiência do INPE", completou o reitor.

Para Leonel Perondi, diretor do INPE, a parceria com o IMT pode se estender a outras áreas, como sensoriamento remoto, por meio de produtos baseados em imagens de satélites e monitoramento ambiental.

Outra possibilidade é o uso da infraestrutura de testes de alta confiabilidade disponível no INPE, especialmente em projetos conduzidos pelo IMT para a indústria automobilística.

"Esta parceria tem caráter de desenvolvimento de produtos", declarou o diretor do INPE.

Cooperação

O IMT presta serviços tecnológicos e realiza pesquisas em sistemas eletrônicos embarcados, entre outras áreas, além de oferecer cursos de graduação e pós-graduação.

A parceria entre INPE e IMT pretende ainda facilitar o desenvolvimento de atividades acadêmicas, científicas e técnicas, com ações de intercâmbio de docentes, técnicos e estudantes que contribuam para o avanço científico e para o fortalecimento de seus recursos humanos especializados.

Informações sobre o Instituto Mauá de Tecnologia no site www.maua.br

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: