sábado, 10 de agosto de 2013

Mais um FTB lançado de Alcântara

.
Alcântara lança Foguete de Treinamento Básico

Brasília 09 de Agosto de 2013 – Nesta quinta-feira (8), mais um Foguete de Treinamento Básico foi lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O veículo faz parte da Operação Falcão II. O FTB é um veículo de fabricação nacional lançado tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) com o objetivo de realizar o treinamento das equipes envolvidas com as atividades de lançamentos, bem como verificar todos os sistemas e equipamentos utilizados nos lançamentos (computadores, antenas, radares, softwares, dentre outros).

O foguete foi lançado às 14h51 e atingiu 32 metros de altitude. Com três metros de comprimento e 68 quilos, é um dos menores já lançados. Ficou visível por apenas alguns segundos e caiu no Atlântico a 16 quilômetros da plataforma. Durante o tempo que permaneceu no espaço, 167 segundos, os técnicos aproveitaram para verificar sistemas e equipamentos empregados nas operações de lançamento.

O lançamento foi acompanhado por 90 professores das redes públicas de ensino federal, estadual e municipal do Maranhão, por parte do efetivo do CLA e professores da Escola Caminho das Estrelas (ECE), ligada ao Comando da Aeronáutica.

Escola do Espaço – Termina nesta sexta-feira (9), o curso Escola do Espaço, que está na sua sétima edição. O evento, que ocorre também no CLA, é organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e começou no último dia 5. A proposta do curso é disseminar a atividade espacial no ambiente da sala de aula e conta com a capacitação de professores e educadores da rede pública de ensino nas áreas de astronomia e astronáutica.

O Centro de Alcântara deve lançar, ainda neste ano, o VS-30, um foguete de médio porte, de sondagem, capaz de fazer experimentos científicos no espaço.

Fonte: DCTA, via website da AEB.
.

Nenhum comentário: