quarta-feira, 6 de novembro de 2013

COSBAN: resultados no campo espacial

.
Aconteceu hoje (6) em Cantão, na China, a Terceira Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), que dentre vários temas, tratou da cooperação entre o Brasil e a China no campo espacial, iniciada há mais de quinze anos com o programa do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS).

Abaixo, reproduzimos o trecho da ata da reunião referente às atividades espaciais conjuntas:

"xi. Sobre Cooperação Espacial

73. Ambos os lados concordaram em lançar o CBERS-3 no início de dezembro de 2013, e o CBERS-4 em 2015.

74. Ambos os lados concordaram em realizar o processo de montagem, integração e teste (AIT) do CBERS-4 no Brasil.

Ambos os lados concordaram em lançar o CBERS-4 a bordo de um veículo Longa Marcha 4B e assinar o contrato de serviços de lançamento do CBERS-4 até o final de 2013.

75. Ambos os lados concordaram em assinar o Plano Decenal Sino-Brasileiro de Cooperação Espacial 2013-2022 entre a Agência Espacial Brasileira e a China National Space Administration, e decididamente implementar as ações para desenvolver os programas do Plano.

76. Ambos os lados concordaram em promover a recepção de dados dos satélites CBERS em outros países, em conjunto melhorar suas aplicações, e aprofundar os estudos quanto às políticas de cooperação em dados de satélites."

É interessante observar o acerto entre os dois países para o lançamento do CBERS 4 em 2015. Há anos que se mencionava a possibilidade do CBERS 4 voar a bordo do lançador ucraniano Cyclone 4, a ser operado pela binacional Alcântara Cyclone Space (ACS) a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, informação esta, aliás, que chegou a constar em atas públicas e também em declarações de dirigentes do Programa Espacial Brasileiro. Aparentemente, ainda que não haja publicidade deste posicionamento, há dentro do governo certa descrença quanto à ACS e sua capacidade de realizar sua primeira missão até o final de 2015.

Continuidade do CBERS e projetos em meteorologia

No final da tarde de hoje (6), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou uma nota com mais detalhes sobre os avanços na cooperação em ciência e tecnologia. “Estamos indo muito bem com os chineses”, afirmou o ministro Marco Antonio Raupp.

No campo espacial, o texto do MCTI faz referências ao plano decenal de trabalho conjunto, que prevê a continuidade do programa CBERS e também a abertura de novas frentes, como o desenvolvimento de um satélite geoestacionário meteorológico, a criação de um laboratório conjunto de meteorologia, além do intercâmbio de pessoal e a abertura de um centro de tecnologia no Brasil.
.

Nenhum comentário: