terça-feira, 3 de dezembro de 2013

INPE em apoio à missão indiana a Marte

.
INPE conclui com sucesso suporte à missão a Marte

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2013

Por meio de suas estações de rastreio e controle instaladas em Cuiabá (MT) e Alcântara (MA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) deu suporte à primeira missão a Marte promovida pela Índia (Mars Orbiter Mission – MOM).

“No dia 30 de novembro a MOM concluiu sua fase geocêntrica e entrou na fase heliocêntrica. Acompanhamos toda a fase geocêntrica, desde a separação da cápsula do seu lançador no último dia 5 de novembro”, conta Pawel Rozenfeld, chefe do Centro de Rastreio e Controle (CRC) do INPE.

O suporte à missão indiana levou as equipes do INPE a trabalharem em condições diferentes das usuais, uma experiência considerada enriquecedora pelos técnicos.

“Enquanto a passagem normal de satélites de órbita baixa, como o CBERS, dura no máximo treze minutos, a MOM se mantém visível para uma estação por mais de sete horas, durante as quais todas as tarefas de rastreio e controle são executadas. Esta visibilidade tão longa é devido ao tipo de órbita extremamente elíptica da MOM”, explica Rozenfeld.

As seis manobras de elevação do apogeu da MOM foram efetuadas pelos equipamentos de bordo configurados pelas estações de Cuiabá e Alcântara. “Para o INPE, a participação nesta missão foi muito útil, já que permitiu conhecer o limite da capacidade real das suas estações nas condições extremas de operação”, conclui o chefe do CRC/INPE.

CRC

O Centro de Rastreio e Controle (CRC), que realiza a operação em órbita dos satélites desenvolvidos pelo próprio INPE ou em cooperação com instituições estrangeiras, também está capacitado a dar suporte a missões espaciais de terceiros. Mais informações sobre o CRC na página www.inpe.br/crc.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: