quinta-feira, 3 de abril de 2014

IAI: interesses israelenses no Brasil

.
[Nota publicada na coluna Defesa & Negócios, da edição n.º 136 de Tecnologia & Defesa (março de 2014), que está nas bancas]

Três perguntas a Henrique Gomes, diretor-presidente do grupo israelense Israel Aircraft Industries (IAI) no Brasil

Quais são as principais áreas de interesse da IAI no Brasil?

A IAI é a maior companhia aeroespacial e de defesa de Israel e também sua maior exportadora industrial, empenhando-se em ser líder em suas principais áreas de atuação no mundo e, é claro, no Brasil. De nossas áreas principais, nós já estamos trabalhando em contratos ou projetos nos seguintes campos: veículos aéreos não tripulados, radares, aeronaves de missão e de alerta aéreo antecipado, sistemas EW, ELINT/ESM, SIGINT e COMINT/COMJAM, centros de comando e controle, soluções em cibersegurança, integração de sistemas, mísseis e armas inteligentes, satélites, estações terrestres e lançadores, atualização de aeronaves e helicópteros militares, manutenção e conversão de aeronaves comerciais, incluindo a conversão para aviões de reabastecimento, e sistemas de navegação e cargas eletro-óticas.

Em 2013, a IAI adquiriu uma participação na IACIT, uma empresa local focada em tecnologias de radares.

Qual é a estratégia do grupo por trás desta aquisição e como ela mostra seu comprometimento com o Brasil?

Nós vemos o Brasil como um de nossos mercados chave e nosso investimento na IACIT é outro passo de nossa estratégia de penetração e consolidação de presença neste mercado. Nós começamos com a abertura de uma filial em 2011 e crescemos com novas aquisições de outras empresas brasileiras. Por meio desta cooperação nós buscamos estabelecer produção e serviços locais, além de suporte aos nossos produtos, assim como a oferta da necessária transferência de tecnologia e treinamento para uma entrada bem sucedida em serviço de nossos sistemas. Nossa ideia é ter uma base industrial no País para apoiar nossos clientes brasileiros e transferir tecnologia para o mercado local.

Nós identificamos na IACIT o parceiro potencial para transferir nossas linhas de produtos de algumas tecnologias com as quais já trabalhamos no mercado, e isto inclui a troca de conhecimento entre os times de profissionais, investimentos em laboratórios e linhas de produção, acordos de propriedade intelectual nos dois sentidos e, especialmente, suporte ao produto garantido pela IACIT. O acordo também inclui treinamento de pessoal da IACIT para a fabricação, instalação e suporte de produtos da ELTA no mercado brasileiro. Os mercados alvo da parceria são os projetos de defesa e segurança pública primariamente no Brasil, mas pode se estender para mercados internacionais no futuro. A IACIT é uma companhia de eletrônica militar que opera nos campos de defesa, radares meteorológicos, controle, automação, comunicação e tecnologia da informação.

A IAI é uma companhia líder em tecnologia espacial. Vocês veem oportunidades locais tendo em vista o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE)?

Sim, vemos e já estamos trabalhando neste sentido com outros parceiros brasileiros. Como integradora primária de sistemas espaciais de Israel, a IAI integra todas as capacidades de engenharia exigidas para o desenvolvimento de satélites até sua integração final, teste e operações, incluindo lançamentos, centros de controle de missão, estações remotas de rastreio de constelações, e nós estamos prontos para compartilhar e transferir este conhecimento para o Brasil.
.

Nenhum comentário: