sábado, 24 de maio de 2014

Lançamentos discutidos em Alcântara - II

.
Atividade espacial no país foi debatida em reunião no CLA

Brasília, 23 de maio de 2014 – Foi concluída nesta sexta-feira (23) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, a primeira reunião do ano do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL1/ 2014), que objetivou definir os próximos passos da atividade espacial no país, sobretudo para o segundo semestre ano e para o biênio 2015-2016.

No evento, iniciado na segunda-feira (19), integrantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), de Natal (RN), discutiram o cronograma de lançamento de veículos espaciais no Brasil e no exterior para os próximos três anos. Também foi apresentado o estágio de desenvolvimento dos principais projetos relacionados à área espacial no país.

Representantes da binacional Alcantara Cyclone Space (ACS) atualizaram os participantes sobre o atual estágio das obras de construção do sítio de lançamento para o foguete Cyclone-4 a partir de Alcântara. O IAE apresentou o estágio de desenvolvimento do Veículo Lançador de Satélite (VLS-1), que deve passar por testes no CLA até o final do ano.

Ainda foi informado o andamento das operações de lançamento do foguete suborbital VSB-30 no exterior em apoio ao programa de microgravidade da Agência Espacial Europeia (ESA), com expectativa de lançamento também em Alcântara entre junho e agosto de 2015. E do projeto Foguete de Treinamento (Fogtrein), com os lançamentos dos Foguetes de Treinamento Básico (FTB) e Intermediário (FTI), cujo objetivo é manter a operacionalidade dos dois centros de lançamentos brasileiros.

Infraestrutura – O CLA também mostrou um cronograma com previsão de término das obras do Prédio de Depósito de Propulsores e do Prédio de Segurança do Setor de Preparação e Lançamento, instalações essenciais para a retomada completa das atividades com o VLS, principal foguete desenvolvido no país.

Da GIL1/2014 também fez parte a Reunião de Acompanhamento de Interfaces (RAI) da Operação Raposa, marcada para iniciar em agosto próximo no CLA. Nela deve ser lançado o foguete VS-30 tendo em sua carga útil um motor movido a combustível líquido desenvolvido pelo IAE.

O relatório resultante do encontro propõe ações, dá encaminhamentos e sugere soluções que nortearão a atividade espacial no país em curto e médio prazo.

O Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL) é regulado pela Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 60-1 e se reúne até três vezes ao ano para discutir, encaminhar e propor soluções para a sequencia da atividade espacial no Brasil.

Fonte: CLA, via AEB.
.

Nenhum comentário: