quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Visita iraniana à AEB (!)

.
Embaixador do Irã visita a AEB

Brasília, 7 de outubro de 2014 – O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, recebeu nesta terça-feira o embaixador da República Islâmica do Irã, Mohammad Ali Ghanezadeh.

O embaixador e o presidente da AEB trocaram convites para visitas a infraestrutura espacial iraniana e as conquistas do país no setor e, em contra partida, as instalações espaciais brasileiras, inclusive universidades e centros de pesquisa que se ocupam do assunto.

A cooperação espacial para fins pacíficos é vista com simpatia por ambos os países. Caberá a partir de agora definir pontos de interesse mútuo para possíveis parcerias, sobretudo em matéria de satélites e de pesquisas científica.

Mohammad Ali Ghanezadeh também manifestou especial interesse em visitar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, em particular para conhecer de perto sua arquitetura.

O diplomata iraniano veio acompanhado pelo Conselheiro e Vice Chefe da Missão no Brasil, Mahdi Rounagh, bem como pelo Conselheiro Mehdi Zanjani.

Participaram também da audiência o chefe da assessoria de Cooperação Internacional da AEB, José Monserrat Filho, e o primeiro secretário Rodrigo Almeida, representante da Divisão do Mar, Antártida e Espaço (DMAE) do Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: AEB

Comentários do blog: a visita e o interesse iraniano são, no mínimo, curiosos, e percebe-se também o cuidado da AEB em frisar a possibilidade de cooperação espacial "para fins pacíficos". Como se sabe, o Irã está submetido a severos embargos e sanções em razão de seu programa nuclear. Apesar das sanções e das dúvidas internacionais quanto ao caráter pacífico de qualquer iniciativa espacial iraniana, em particular no campo de veículos lançadores, vale citar que o país, a exemplo do Brasil, foi uma das 24 nações fundadoras do Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (Committee on the Peaceful Uses of Outer Space - COPUOS), em 1958. Em fevereiro de 2009, o Irã se somou ao "seleto" grupo de países capazes de colocar satélites em órbita, por meio do lançamento bem sucedido do foguete Safir 2 (veja a postagem "O sucesso dos outros").
.

Nenhum comentário: