terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Georreferenciamento para planejamento de emergências

.
Indra contribui para planejar emergências de terremoto no Nepal 

A Indra elaborou mapas com informações georreferenciadas que ajudarão as autoridades do Nepal a avaliar possíveis riscos em que o país esteja exposto, caso sofra um terremoto de alta magnitude e que permitirão preparar planos de contingência.

Esses mapas são baseados em imagens de satélite e informações coletada de várias fontes e que fornecem inteligência aos processos de decisão.

O projeto para o Nepal faz parte do Serviço de Gestão de Emergências do programa europeu de observação da Terra Copernicus. Este serviço entrou em operação em abril de 2012 e permite fornecer mapas de forma imediata para responder às crises humanitárias ou desastres. Além de produzir mapas enriquecidos com informações para avaliar riscos e planejar a recuperação posterior de uma área.

No caso do Nepal, a Indra trabalhou na produção de mapas que ajudarão o país a determinar quais medidas podem ser tomadas para mitigar os danos e planejar uma eventual resposta a fortes terremotos.

Os diferentes produtos elaborados abrangem cinco distritos de sua geografia (Katmandu, Bhaktapur, Dhanusa, Siraha and Mahottari) e oferecem informações sobre a exposição a perigos vulneráveis, riscos e cenários de contingência e evacuação.

Os mapas estudam também a expansão das principais cidades desses distritos (áreas metropolitanas de Catmandu e Bhaktapur, Lahan, Jaleshwor e Janakpur), que vão ajudar as autoridades locais a obterem informações precisas para planejar uma resposta perante as emergências. Esse trabalho destaca-se por sua complexidade espacial, já que exigiu a entrega de mais de 700 mapas.

Segurança do Espaço

A Indra já foi responsável por oferecer outros serviços da Copernicus, como o projeto de saneamento de água impulsionado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC), na região de Darfur, no Sudão.

Nessa ocasião, os mapas produzidos pela Indra ofereciam informações sobre a distribuição da população na cidade de Nyala, mostrando os assentamentos improvisados que foram formados. O objetivo era facilitar o cálculo preciso da distribuição da população para planejar de forma correta a implantação da rede de saneamento e abastecimento de água.

Além disso, os mapas mostravam a situação dos diversos prédios não residenciais (hospitais, áreas comerciais e prédios institucionais), assim como a localização das principais infraestruturas hidrológicas, de transporte e fornecimento de energia.

A Indra também foi responsável por projetos realizados para a Autoridade Nacional de Proteção Civil de Portugal e para a Proteção Civil da Alemanha. No primeiro caso, os mapas forneceram informações úteis para ajudar as autoridades a recuperar áreas afetadas por incêndios florestais na serra do Caramulo. Já no segundo, consistiu em entregar os mapas que ajudaram a equipe de segurança alemã a projetar exercícios para treinamento e se preparar para intervir de forma eficaz em caso de inundação na área.

Por último, a companhia fez outro estudo para o serviço de emergências sobre a degradação ambiental causada pelo conjunto de campos de refugiados do Dadaab, no Quênia, ao longo do tempo. A existência da vegetação nas áreas próximas aos assentamentos é sumamente importante para a subsistência nestes campos. Sua exploração provoca certo impacto ambiental em torno das áreas habitadas. Alguns programas de recuperação específicos tentam corrigir este impacto. O demandante desse trabalho foi DG ECHO (Directorate General of European Union Humanitarian Aid and Civil Protection).

O Serviço de Gestão de Emergência da Copernicus da União Europeia pode ser ativado por qualquer agente europeu envolvido na gestão de crise, bem como pelas organizações internacionais de ajuda humanitária que a Comissão Europeia vier a solicitar. A Indra assinou um acordo que a distingue como prestadora desse serviço, a primeira empresa a se lançar de forma totalmente operacional dentro do programa de observação da Terra.

Experiência na Europa

Além de ser fornecedora de produtos cartográficos, a companhia tem uma longa participação no programa Copernicus, após firmar acordo para acolher em suas instalações em San Fernando de Henares (Madri), o centro principal de processamento e arquivo de imagens da missão Sentinel-2 da Copernicus.

A Indra trabalhou também em dezenas de projetos do programa, focados em desenvolver produtos e camadas de informações, tais como GMES Urban Services, GSE Land, BOSS4GMES, GEOLAND2, SAFER, G-MOSAIC, G-SEXTANT, G-NEXT, Initial GMES Service for Geospatial Reference Data Access, GIO-Land e GIO-Emergency.

Fonte: Indra
.

Nenhum comentário: