quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

NanosatC-Br1: resultados de experimento tecnológico

.
Resultados de experimento tecnológico do NanosatC-Br1 serão apresentados durante workshop em Brasília

Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2014

O primeiro circuito integrado com proteção à radiação projetado no Brasil - um dos dois experimentos tecnológicos a bordo do NanosatC-Br1 - tem apresentado ótimo desempenho no espaço. Seus resultados serão apresentados no Workshop Latino-americano da Academia Internacional de Astronáutica sobre CubeSats, que acontece na Universidade de Brasília (UnB) de 8 a 11 de dezembro.

Projetado pela Santa Maria Design House (SMDH), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o circuito é um dos experimentos do cubesat NanosatC-Br1, projeto coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em cooperação com a UFSM para obter dados da campo magnético da Terra, fomentar a inovação tecnológica e formar pessoal especializado. A parceria tem dado oportunidade a universitários e jovens profissionais de atuarem ao lado e sob a supervisão de engenheiros e pesquisadores do INPE.

“Este circuito foi sugerido pela Divisão de Eletrônica Aeroespacial (DEA) do INPE em função de suas possíveis necessidades futuras em alguns dos projetos de satélites de maior porte do Instituto. Estes primeiros resultados são de grande relevância, pois os dados obtidos na parte do circuito projetada para resistir à radiação apresentam significativas tolerâncias quando comparados com os inúmeros SEE (single event effect) da parte do circuito sem esta tolerância”, informa o pesquisador Otávio Durão, do INPE.

Os dados obtidos com o NanosatC-Br1 serão combinados com os do Embrace, o Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial do INPE para a obtenção de outros resultados. Os dados fornecidos até aqui determinam de forma quantitativa a tolerância à radiação do circuito, e ajudam a validar a biblioteca de rotinas desenvolvida pela SMDH para projetá-lo.

“Além dos resultados do experimento tecnológico desenvolvido com a SMDH, serão apresentados no workshop em Brasília outros seis trabalhos relacionados ao NanosatC-Br1 e NanosatC-Br2 (em desenvolvimento), feitos por alunos, engenheiros e pesquisadores que participam destes projetos”, comemora Durão.

Confira o artigo e o pôster sobre o circuito integrado do NanosatC-Br1 que serão apresentados no workshop da Academia Internacional de Astronáutica.

Primeiro satélite científico nacional, o NanosatC-Br1 foi lançado em 19 de junho deste ano com a missão tecnológica de testar no espaço o circuito integrado projetado  totalmente no Brasil. O cubesat também cumpre a missão científica de coletar dados para estudo de distúrbios na magnetosfera, principalmente na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, e do setor brasileiro do Eletrojato Equatorial Ionosférico, cujos primeiros resultados também demonstram êxito (confira aqui).

Mais informações: www.inpe.br/crs/nanosat

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: