segunda-feira, 30 de março de 2015

Ampliação do Parque Tecnológico de São José dos Campos

.
Parque Tecnológico em SP recebe outro Centro Empresarial

Brasília, 30 de março de 2015 – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, participou no sábado (28) da inauguração do Centro Empresarial 2 do Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo.

Na oportunidade, Rebelo ressaltou a importância de o ministério apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento de produtos e técnicas inovadoras para o mercado. Segundo ele, investir nas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) aumenta a competitividade do país e gera emprego.

“Inovar nos faz manter a indústria de vanguarda e a capacidade de produzir e exportar produtos de alta tecnologia”, disse o ministro. O diretor geral do parque, Marco Antonio Raupp, agradeceu os esforços e os atores envolvidos na idealização, construção e consolidação do complexo.

A obra é resultado da parceria entre o Parque Tecnológico e os governos federal, estadual e municipal, que investiram R$ 17,7 milhões.

De acordo com Raupp, o apoio das três esferas governamentais ao projeto demonstra que o país está decidido a investir em ciência, tecnologia e inovação. “Os governos entenderam a importância da CT&I para a sociedade e para o desenvolvimento regional e da indústria”, salientou. Ele também informou que já estão assegurados mais R$ 11,5 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a terceira etapa do projeto de expansão do centro empresarial do parque.

O presidente da Finep, Luis Fernandes, presente a solenidade, destacou o modelo inovador de gestão e de governança do parque. Ele reforçou a necessidade de o país ampliar os investimentos empresariais na área de CT&I e avaliou a importância de apoiar os parques tecnológicos.  “Esse é um investimento estratégico, que procura disseminar e intensificar as atividades de inovação”, disse.

Também participaram da solenidade, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Armando Milioni, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Leonel Perondi, o diretor geral do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Carlos Nobre, entre outras autoridades.

Expansão – Instalado em um dos mais importantes polos tecnológicos do Brasil, o Parque Tecnológico de São José dos Campos objetiva fomentar o surgimento, o crescimento e a consolidação de empresas inovadoras, atuando em segmentos de elevada densidade tecnológica.

Em 2010, o Centro Empresarial 1 começou a operar com 6 mil m². O complexo atende 25 empresas, que desenvolvem atividades pesquisa e desenvolvimento em segmentos como informática, aeronáutica, cadeia de óleo e gás, saúde, química, aeroespacial, entre outros.

Recentemente, o Cemaden inaugurou no local o novo ambiente de trabalho. A unidade é responsável pelas ações preventivas para redução do efeito de desastres naturais e identificar vulnerabilidades no uso e ocupação do solo.

Com o Centro Empresarial 2, o parque triplica a área destinada a abrigar novos empreendimentos de base tecnológica.  O espaço tem capacidade para reunir até 50 empreendimentos. Até o momento 21 companhias já se instalaram no local, e contempla também um centro de serviços de apoio às empresas e área para instalação de laboratórios multiusuários.

Fonte: MCTI, via AEB.
.

Nenhum comentário: