quarta-feira, 6 de maio de 2015

Cooperação Peru - China

. 
Os governos do Peru e da China firmaram em 21 de abril um acordo preliminar de cooperação espacial para fins pacíficos, "em beneficio do progresso social de seus povos e do desenvolvimento econômico dos dois países", segundo informações divulgadas pela agencia espacial peruana (CONIDA).

O acordo, que devera ser firmado de forma definitiva quando da visita do primeiro-ministro da China ao país andino, programada para este mês, foi assinado pela CONIDA e pela China National Space Administration (CNSA). Não foram divulgados mais detalhes sobre o escopo da cooperação.

Em abril do ano passado, o governo peruano selecionou uma proposta do grupo europeu Airbus Defence and Space para o seu primeiro satélite de observação terrestre. O projeto, estimado em cerca de 200 milhões de dólares, inclui um satélite ótico dotado de um sensor de alta resolução, assim como um segmento terreno de controle, recepção e processamento de imagens. Seu lançamento está previsto para meados de 2016.

A China, por sua vez, tem destacada presença no mercado espacial latino-americano, já tendo sido contratada para fornecer satélites de comunicações para a Venezuela, a Bolívia e a Nicarágua, e de observação terrestre para a Venezuela. É parceira do Brasil no programa CBERS desde a década de oitenta, e ainda desenvolve outras iniciativas de cooperação com países da região.
.

Nenhum comentário: