quarta-feira, 1 de julho de 2015

Cooperação Brasil - EUA

.
Durante a visita da Presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos da América (EUA) esta semana, foram assinados três atos oficiais que tratam da cooperação entre os dois países no âmbito espacial.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, sigla em inglês) firmaram um memorando acerca da participação brasileira no programa da Constelação do Sistema de Observação para Meteorologia, Ionosfera e Clima (COSMIC-2), que se daria por meio da instalação de uma estação terrestre em território nacional, em local ainda a ser decidido, para a recepção de dados da futura constelação.

Segundo informações constantes do memorando, o COSMIC-2 tem por principais objetivos aumentar o número de medições globais por rádio ocultação (RO), além de fazer a transição da missão de demonstração do COSMIC para um sistema global e confiável apoiando tanto a pesquisa atmosférica como a previsão operacional do tempo. A constelação será composta de 6 satélites com uma inclinação de 24 graus e 6 satélites com uma inclinação de 72 graus, que deverão reforçar as observações atualmente coletadas pelo COSMIC na região equatorial. O primeiro lançamento do COSMIC-2 está planejado para o início de agosto de 2015 e a Capacidade Operacional Inicial do COSMIC-2 está prevista para 2017.

Um dos instrumentos assinados envolvem colaboração no campo educacional. A Agência Espacial Brasileira A(EB) firmou com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) um acordo para participação brasileira no programa GLOBE, de ciência e educação ambiental internacional, que reúne estudantes, professores e cientistas para estudar o meio ambiente global.

O terceiro e último instrumento, um Ajuste Complementar assinado pela AEB e NASA, trata de atividades conjuntas envolvendo física solar e espacial (heliofísica) e pesquisa sobre clima espacial, campo em que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem destacada atuação e já coopera com outros países, inclusive com a China.

Atualização do blog (1º de julho, às 17h40): a AEB divulgou notas sobre os acordos assinados com a NASA e NOAA. Veja em "AEB e NASA firmam acordos em Ciência e Educação", e "Acordo prevê estação terrestre do programa de satélites COSMIC-2 no País".
.

Nenhum comentário: