segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Projeto de Capacitação em Monitoramento de Florestas por Satélite

.
Projeto de capacitação em monitoramento de florestas tropicais apresentado em Belém

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2015

Nesta segunda-feira (31/8), no Centro Regional da Amazônia (CRA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Belém, foram apresentadas as vídeo-aulas do Projeto de Capacitação em Monitoramento de Florestas por Satélite. A elaboração das vídeo-aulas foi financiada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e desenvolvida com o apoio da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE).

Os produtos do lançamento estão resumidos em 24 vídeo-aulas: Programa Amazônia, Noções de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Processamento Digital de Imagens, mais 20 aulas práticas sobre o Sistema TerraAmazon, software desenvolvido no CRA e utilizado no trabalho de monitoramento da floresta amazônica. O material tem ainda o diferencial de ser disponibilizado em versões em português, inglês, espanhol e francês. O conteúdo das vídeo-aulas do Programa Amazônia e aulas teóricas estarão disponíveis no site do CRA (www.inpe.br/cra) e as vídeo-aulas práticas disponibilizadas no canal do Youtube® INPE-CRA.

O Centro Regional do INPE na Amazônia trabalha com pesquisa e desenvolvimento científico para se tornar um centro de referência mundial no monitoramento de florestas tropicais. Desde que iniciou suas atividades, o Projeto de Capacitação do CRA já transferiu as tecnologias de mapeamento e monitoramento com o Sistema TerraAmazon a mais de 300 técnicos de mais de países da América Latina, Ásia e África.

O CRA/INPE realiza desde 2010 cursos de capacitação internacional, primeiro em parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), mais tarde com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A apresentação das vídeo-aulas também acompanhará o lançamento oficial do nome do projeto de capacitação em monitoramento de florestas por satélite: Capacitree. O evento contará com a presença de representantes de órgãos e instituições como Governo do Estado do Pará, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Embrapa Amazônia Oriental, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), entre outros convidados.

“Com a criação do nome do projeto e a divulgação das vídeo-aulas, o INPE coloca o pé na história do monitoramento de florestas tropicais. Esta é a primeira iniciativa de um governo, de forma gratuita, acessível e de fácil utilização para qualquer outro país do mundo, por conta das línguas disponíveis”, destaca a chefe do Centro Regional da Amazônia, Alessandra Gomes. Segundo ela, o CRA está bastante satisfeito com este lançamento e espera que a comunidade amazônica se sinta parte deste resultado e utilizem estas informações.

Fonte: INPE, editado pelo blog Panorama Espacial.
.

Nenhum comentário: