terça-feira, 17 de maio de 2016

Minicurso em Robótica Espacial no ITA

.
Professor da MCGill University leciona minicurso em Robótica Espacial

O ITA recebeu, de 9 a 12 de maio, a visita do professor Arun K. Misra, da universidade McGill, uma das mais renomadas do Canadá. Durante a semana, ele ministrou aulas na área de robótica espacial.

O professor Misra é especialista em dinâmica orbital, com foco em robótica espacial e dinâmica e controle de espaçonaves. Também é integrante da International Astronautical Federation, IAF, organização dedicada a estudar como expandir as fronteiras do espaço, bem como promover o desenvolvimento da astronáutica para fins pacíficos.

No ITA, o professor ministrou o minicurso: introdução a dinâmica e controle de robôs espaciais. Trata-se de robótica espacial e foi voltado para alunos de mestrado e doutorado do ITA que tenham interesse nesta área.

A oportunidade do minicurso se deu pela proximidade com o professosr Ijar Fonseca, do ITA, que também é membro do comitê internacional, da IAF. O suporte da visita é oriundo do Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) - para estudos espaciais, bem como do projeto de robótica espacial, no ITA, que obteve suporte da Agência Espacial Brasileira, AEB.

Essa visita ainda visa estreitar o relacionamento com a McGill University, buscando estabelecer uma cooperação com o ITA, a fim de se oferecer oportunidade de nossos estudantes em programas de graduação e pós-graduação sanduíche no Canadá.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do ITA, com edição do blog Panorama Espacial.
.

Nenhum comentário: